2009-2021 Celula Nerd ®
Brazilian Nerd on planet earth
Títulos são fundamentais para dar aos usuários uma visão rápida do conteúdo de um resultado e, por isso, são relevantes para a consulta. Muitas vezes, é a peça principal de informação utilizada para decidir em qual resultado clicar. Portanto, é importante o uso de títulos de alta qualidade em suas páginas da Web.
Veja algumas dicas para o gerenciamento de seus títulos:
<title>
."Home"
para a página inicial ou "Profile"
para o perfil de uma pessoa específica. Além disso, evite títulos desnecessariamente longos ou complexos, que podem aparecer truncados nos resultados da pesquisa."Foobar, foo bar, foobars, foo bars"
não ajuda o usuário, e esse excesso de palavras-chave pode fazer com que seus resultados pareçam spam para o Google e para os usuários."<band name> - See videos, lyrics, posters, albums, reviews and concerts"
tem muito texto vago. Uma solução é atualizar de maneira criativa o título para refletir melhor o conteúdo real da página: por exemplo, incluir as palavras “vídeo”, “letras” etc. somente se essa determinada página contiver vídeo ou letras. Outra opção é usar apenas "<band name>"
como um título conciso e descrever o conteúdo do site na metadescrição (mais informações abaixo)."ExampleSocialSite, um lugar para as pessoas se encontrarem e se misturarem"
. No entanto, exibir esse texto no título de todas as páginas do seu site prejudica a leitura e será ainda mais repetitivo se várias páginas do seu site forem retornadas como resultados da mesma consulta. Nesse caso, uma boa ideia é incluir somente o nome do site no início ou no final do título de cada página, separado do resto por um delimitador como um hífen, dois-pontos ou barra vertical, como este exemplo:<title>ExampleSocialSite: Registe-se para uma nova conta.</title>
Caso um dos problemas acima seja detectado no título de um resultado em particular, podemos tentar gerar um título melhor usando âncoras, o texto da página ou outras fontes. No entanto, às vezes, até mesmo páginas com títulos bem formulados, concisos e descritivos ficarão com títulos diferentes em alguns resultados da pesquisa para melhor indicar sua relevância para a consulta. O motivo disso é simples: a tag de título especificada pelo proprietário do site é estática e permanece fixa independentemente da consulta.
Quando sabemos qual é a consulta do usuário, geralmente conseguimos encontrar um texto alternativo de uma página que explique melhor a relevância do resultado. Usar esse texto alternativo como um título ajuda o usuário e também pode ajudar seu site. Os usuários verificam os termos de consulta ou outros sinais de relevância nos resultados, sendo que um título adequado à consulta pode aumentar as chances de clicarem no seu site.
Se você está vendo suas páginas aparecerem nos resultados da pesquisa com títulos modificados, verifique se os títulos têm um dos problemas descritos anteriormente. Se não, considere se o título alternativo é uma opção melhor para a consulta.
Às vezes, os buscadores (Google, Bing, Yahoo) usam a tag <meta name="description">
da página para gerar um snippet de resultado da pesquisa, quando acreditamos que ela oferece uma descrição mais precisa aos usuários do que uma simples busca do conteúdo da página. Uma tag de metadescrição geralmente informa e atrai os usuários com um breve resumo relevante sobre a página. Elas são como um argumento de venda para convencer os usuários de que a página tem exatamente o que eles estão procurando. Não há limite de tamanho para as metadescrições, mas os snippets de resultado da pesquisa são truncados conforme necessário. Normalmente, isso é feito para ajustar o texto à largura do dispositivo.
<meta name="description" content="Written by A.N. Author, Illustrated by V. Gogh, Price: $17.99, Length: 784 pages">
Nesse exemplo, as informações estão claramente indicadas e separadas.
Os snippets são criados automaticamente do conteúdo da página. Eles são desenvolvidos para enfatizar e exibir o conteúdo da página que melhor se relaciona à pesquisa específica do usuário. Isso significa que uma página pode mostrar snippets diferentes em cada pesquisa.
Os proprietários de sites têm duas maneiras principais de sugerir conteúdo para os snippets que criamos:
<meta>
para gerar snippets quando eles parecem oferecer aos usuários uma descrição mais precisa do que a encontrada diretamente no conteúdo da página.Como alternativa, você pode impedir que snippets do site sejam criados e exibidos nos resultados da Pesquisa ou informar aos buscadores (Google, Bing, Yahoo) o comprimento máximo desejado para eles. Use a metatag nosnippet
para impedir que os buscadores (Google, Bing, Yahoo) exibam um snippet da página nos resultados da Pesquisa ou use a metatag max-snippet:
[number] para especificar o tamanho máximo dos snippets no resultado. Você também pode usar a tag data-nosnippet
para impedir que determinadas partes do conteúdo de texto da página sejam exibidas em um snippet.